No Dia da Limpeza Urbana, Grupo RAC reforça a importância do serviço para a saúde pública

Neste 27 de agosto é celebrado o Dia da Limpeza Urbana. Uma data para lembrar da importância deste trabalho a da importância dele para o controle sanitário dos municípios.

“No aspecto sanitário, a importância da limpeza urbana se deve ao fato de que o lixo pode provocar efeitos maléficos através de: agentes físicos (é o caso do lixo acumulado às margens de cursos d’agua ou de canais de drenagem e em encostas, acabando por provocar o seu assoreamento e o deslizamento dos taludes, respectivamente). Agentes químicos (a poluição atmosférica causada pela queima de lixo a céu aberto e a contaminação de lençóis d’água por substâncias químicas presentes na massa de resíduos são exemplos típicos desta ação sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente). E agentes biológicos (o lixo mal acondicionado ou depositado a céu aberto constitui-se em foco de produção de agentes transmissores de doenças (ratos, baratas, moscas, etc)”, explica a engenheira sanitarista e ambiental do Grupo RAC, Ionice Maria Vefago.

Por este motivo, o trabalho desempenhado pelo Grupo RAC é importante para auxiliar no controle e manutenção da saúde pública. “Realizamos um trabalho essencial, já que o Grupo RAC realiza atividades desde a coleta até o destino final de resíduos sólidos, prestando serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares, recicláveis, industriais, públicos e de saúde; gerenciamento de resíduos sólidos através do armazenamento temporário de resíduos perigosos; reciclagem e reaproveitamento de resíduos da construção civil; tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares e industriais através de aterro sanitário e industrial e aterro de inertes”, esclarece a engenheira.

 

Importância do trabalho em conjunto

Além do trabalho desenvolvido pela empresa, a comunidade também deve fazer sua parte e colaborar com o Meio Ambiente seguindo estes passos:

* Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

* Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

* Coloque os sacos de lixo na porta apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, informe-se.

* O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

* No caso de estabelecimento comercial, a geração de mais de 100 litros diários de lixo também exige a contratação de empresa credenciada para realizar a coleta e a destinação correta para o aterro sanitário.

* No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-lo sempre limpo, murado e calçado, conforme determina o Código de Posturas Municipal.

* No seu carro, tenha sempre um lixocar – aquele saquinho para lixo que fica preso à marcha do carro – para o acondicionamento de material eventualmente descartado.



Comentários: