Oficina de Bio-brinquedos leva consciência ambiental de forma lúdica às escolas de Criciúma

Já imaginou transformar material reciclado em brinquedos únicos e sustentáveis? É com este objetivo que a Racli Limpeza Urbana, juntamente com a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) realizam nas escolas municipais de Criciúma a “Oficina de Bio-brinquedos”. O projeto tem o principal objetivo de mostrar aos pequenos estudantes que é possível construir brinquedos a partir de materiais recicláveis e com isso colaborar com a preservação do Meio Ambiente e com o futuro.

Esta semana, os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da EMEF Jorge da Cunha Carneiro, de Criciúma, receberam a iniciativa. “Primeiramente ocorre uma conversa com os alunos sobre os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), coleta seletiva e importância dessas atitudes para o nosso bem e também para o Meio Ambiente. Depois deste bate papo iniciamos a montagem dos brinquedos”, esclarece a estudante e estagiária da Racli, Lia Cristiam Nascimento dos Santos.

O projeto é desenvolvido pelas estagiárias da Racli, Lia Cristiam Nascimento dos Santos e Juliana Rocha Lucas e os da Famcri, Vitor Rosauro Bastos e Victor de Freitas Michels.

“Essas iniciativas e ações são essenciais, pois o estudante nessa fase de aprendizagem absorve com mais facilidade essas informações e, sendo dessa forma lúdica, o resultado é ainda melhor. Certamente irão formar uma geração futura de adultos bem mais conscientes no que diz respeito ao reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos”, garante a engenheira sanitarista e ambiental da Racli, Ionice Maria Vefago.

As escolas interessadas em receber a oficina, podem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental de Criciúma pelo telefone: (48) 3445-8610.



Comentários: